sábado, 20 de junho de 2015

As camadas do solo
A camada superior do solo, em geral com espessura de 1 até 2 metros, é comumente a mais escura, contendo a maior concentração de matéria orgânica. Essa camada superior é conhecida como horizonte A (um nível particular numa secção de rocha é costumeiramente chamado de "horizonte"). Num solo espesso que se formou durante um longo período de tempo, os componentes inorgânicos dessa camada de topo são predominantemente a argila e os minerais insolúveis, como o quartzo. Os minerais solúveis foram lixiviados dessa camada e, sotoposta a ela, está o horizonte B, onde a matéria orgânica é esparsa. Nesta camada, os minerais solúveis e os óxidos de ferro podem ter se acumulado em pequenas tiras, lentes e crostas. A camada inferior, o horizonte C, é o substrato rochoso levemente alterado, fragmentado e decomposto, misturado com argila do intemperismo químico. A transição de um horizonte para o outro geralmente é indistinta.   
Os solos são descritos como sendo residuais ou transportados. Os primeiros evoluem num mesmo lugar desde o embasamento rochoso até os horizontes de solo bem desenvolvidos. A maioria dos solos é residual e forma-se mais rápido e adquire maior espessura onde o intemperismo é intenso. Mesmo sob forte intemperismo(mais la embaixo colocamos algo relacionado a isso,deem uma lida e se informem), o horizonte A pode levar milhares de anos para se desenvolver até o ponto em que é capaz de suportar o plantio. Os solos formam-se lentamente porque o intemperismo químico mais ativo ocorre somente durante os curtos intervalos chuvosos . Durante os períodos secos, as reações continuam, mas muito devagar e somente quando alguma umidade permanece no solo. Quando o solo fica totalmente seco entre as chuvas, o intemperismo químico cessa quase por completo.
Os solos transportados são comuns e podem acumular-se em algumas áreas restritas das terras baixas, após terem sido erodidos das encostas do entorno e carregados morro a baixo. Esses solos devem sua espessura mais à deposição do que ao intemperismo do lugar e, em alguns casos, partes do perfil de solo original das terras altas são preservadas. Eles podem ser confundidos com os sedimentos usuais depositados pelos rios, ventos e gelo. Mas, frequentemente, são reconhecidos pela textura e composição, que se assemelham mais aos solos do que aos sedimentos comuns.





Nenhum comentário:

Postar um comentário